Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ADAB NOTIFICA AÇOUGUEIROS DE COARACI, PREÇO DA CARNE DEVERÁ SOFRER AUMENTO

Compartilhe:
FOTO: VERMELHINHO ITABUNA

No ultimo Sábado (31), á Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, realizou uma fiscalização no município de Coaraci. Durante a inspeção, foram apontadas irregularidades no abate, transporte e comercialização da carne bovina.
Abrãao Guimarães é açougueiro e em entrevista na manhã desta quarta feira (04), ao programa Radar Comunitário apresentado por Sinho Fernandes, destacou, que desde 2017, ano em que o matadouro municipal foi interditado, o poder executivo municipal se comprometeu em buscar soluções para o problema, mas, que dois anos após a interdição a classe de açougueiros e magarefes foi abandonada pela atual gestão.
Abrãao, destacou ainda que uma solução para regularização da classe, é a criação de uma associação independente, para que possa ser adquirido caminhões gaiola e frigorífico, para transporte e armazenamento além da reforma do matadouro municipal.
A ADAB agendou para esta semana uma nova visita aos comerciantes, caso não seja apresentado notas fiscais dos produtos, ocorrerá apreensão e embargo dos estabelecimentos comerciais.
Ainda de acordo a entrevista, Abrãao relatou que juntamente com outros açougueiros, já realilzou a compra de carnes bovinas de um frigorifico da cidade de Feira de Santana, mas que o preço da carne deverá sofrer aumento. Citou ainda que em media durante um mês cerca de 70 a 100 animais são comprados e abatidos na cidade e que com essa ação Coaraci perderá uma importante fonte de renda para quem trabalha com miudos dos animais abatidos.
Os pequenos produtores também sofreram dificuldades com a produção, pois, os grandes frigorificos compram o gado em grande quantidade, diferente da venda que é feita na cidade, onde um ou dois animais são vendidos e abatidos na propriedade.
O prefeito Jadson Albano postou um video em suas redes sociais ao lado do Deputado Estadual Niltinho, em Salvador. Segundo o prefeito, ao receber a visita da ADAB, o mesmo viajou a Salvador para buscar apoio, na ocasião o Deputado destacou que vai lutar para que tudo seja regularizado, e conta com a sensibilização do orgão para que em caso de intervenções possa ocorrer em um tempo necessário para organização dos comerciantes.
O fato é que nos próximos dias à ADAB estará na cidade fiscalizando e aplicando penalidades segundo a lei, criando um clima de instabilidade entre os comerciantes de carne bovina em Coaraci.

REDAÇÃO: NADSON SANTOS/SINHO FERNANDES

Deixe seu comentário: